Total de visualizações de página

sábado, 28 de maio de 2011

O INICIO DA HISTÓRIA DO MESTRE VAL





A infância

Edvaldo Leite Santana, brasileiro, soteropolitano, casado conhecido popularmente como Val, nasce em 15 de setembro de 1967 em Salvador/Bahia. Terceiro caçula dos nove filhos de Antonio e Antônia, cresce na presença dos meus irmãos e pais. Desde pequeno sempre ajudei a minha família.

Menino simples que se criou no bairro de Boca do Rio o qual moro até hoje e com uma educação disciplinar, porem sonhava em ter seus objetivos realizados. Filho de uma lavadeira de roupa honrada e de um pedreiro honrado, conclui a escolaridade e sempre procurei mim aperfeiçoa em diversas profissões.


        O encontro com a capoeira

         Com oito anos de idade o meu irmão Raimundo que praticava capoeira e era o primeiro aluno graduado do Mestre Dalmo começou a me levar para assistir as aulas de capoeira que era administrada pelo próprio Mestre Dalmo do Grupo Palmares, assistia os batizados e exames de capoeira que aconteciam em sua Academia. Ao longo dessas visitas que eu fazia na Academia do Mestre Dalmo, comecei a interessar pelo modo que a capoeira era praticada e pelas musicas cantada pelos Mestres e alunos no momento em que iniciava a roda de capoeira.

Após dois anos acompanhando o meu irmão nas aulas de capoeira e já gostando da arte e filosofia da capoeira fui incentivado pelo Mestre Dalmo participar das aulas e do Grupo. Em 25 de outubro de 1977, com 10 anos de idade iniciei o curso de capoeira com o Mestre Dalmo do Grupo Palmares, por motivo maior o Mestre Dalmo teve que deixar de lecionar aula de capoeira, daí então em passei a treinar com o Mestre Nilson também do Grupo Palmares onde trenei aproximadamente nove anos. Logo após passei a ser aluno do Mestre Zéu da Boca do Rio onde em 23 de outubro de 1999 fui formado a Mestre de Capoeira pelo mesmo, o qual é o meu Mestre até a data de hoje.
Na capoeira o meu nome de guerra passou ser Mestre Val. Atualmente estou Presidente do CONPROCB – Conselho Nacional de Professores de Capoeira do Brasil. Onde temos Mestres e Professores registrados.

         Trabalho Profissional

Comecei trabalhar desde os nove anos de idade, inicialmente como guardador de carros no Restaurante Bargaço, situado na Boca do Rio em Salvador/BA. Trabalhei como servente de pedreiro, fui Zelador de prédios, serviços gerais e Office boy da Secretaria de Segurança Pública/BA, lotado na 9º Delegacia de Policia e atualmente sou funcionário público.
SOU MESTRE VAL